27 de abril de 2015

CORDEL | a parábola do semeador

Ensinando prosseguiu
Por parábola a falar,
Assim começou contar
Ao povo se dirigiu:
Um semeador saiu
Semeando a semente,
Mas vindo o sol tão quente
Algumas não resistiram,
Foram estas as que caíram
Nas pedras e solo rente.

Já outra parte caiu
Pela beira do caminho,
E vieram os passarinhos
Que logo as consumiu,
Em um ambiente hostil
Muitas delas se perderam,
Entre os espinhos cresceram
Não puderam prosperar,
Antes de frutificar
Sufocadas lá morreram.

Mas a parte que ficou,
Em bom solo lá cresceu,
E bom fruto ela deu
Alegrou o semeador.
Este muito festejou
Lembrando de sua  semente,
Tudo olhou todo contente
E se viu recompensado,
Vendo o celeiro lotado

Co’a colheita excelente.

Roberto Celestino

VÍDEO

ORAÇÃO

O Piauí só começou a ser explorado a partir do século XVII e separou-se do Maranhão em 1811. O estado enfrenta longos períodos de seca e grande parte de sua área é coberta pela vegetação da caatinga. A economia do estado é pobre e muito dependente da agropecuária. Somente a partir de 1996 os incentivos fiscais começaram a atrair diversas indústrias. O estado ainda é um dos mais pobres do Brasil e também o menos evangelizado. A plantação de igrejas é urgente.

1. Ore pela educação: Piauí é o estado com o maior número de analfabetos e adultos com menos anos de escolarização.

2. Ore pelas crianças: O estado tem o maior percentual de exploração do trabalho infantil, 15,07% das crianças trabalham.


3. Ore pela plantação de igrejas no Piauí com a visão de uma evangelização que, transformando a pessoa, se reflita socialmente

BÍBLIA DO MATUTO #27


26 de abril de 2015

PIAUÍ

O Piauí é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Localiza-se no noroeste da Região Nordeste. Limita-se com cinco estados: Ceará e Pernambuco a leste, Bahia a sul e sudeste, Tocantins a sudoeste e Maranhão a oeste. Delimitado pelo Oceano Atlântico ao norte, o Piauí tem o menor litoral do Brasil, com 66 km, superando o Paraná. Sua área é de 251 577,738 km²,nota 1 sendo pouco maior que o Reino Unido, e tem uma população de 3.194,7186 habitantes. A capital e cidade mais populosa do Piauí é Teresina. Está dividido em 4 mesorregiões e 15 microrregiões, divididos em 224 municípios. Outros municípios com população superior a cinquenta mil habitantes são: Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano. Tem um relevo moderado e a regularidade da topografia é superior a 53% inferiores aos 300m. Parnaíba, Poti, Canindé, Piauí e São Nicolau são os rios mais importantes e todos eles pertencem à bacia do rio Parnaíba. Possui clima tropical e semiárido.

As principais atividades econômicas do estado são a indústria (química, têxtil, de bebidas), a agricultura (algodão, arroz, cana-de-açúcar, mandioca) e a pecuária. A região do Piauí começou a ser povoada no século XVII, desde o interior, na época em que os vaqueiros, que vieram principalmente da Bahia, têm chegado à procura de pastos. Em 1718, o território, até então pertencente à Bahia, passou a fazer parte do Maranhão. Em 1811, o príncipe Dom João, cinco anos antes de ser coroado rei de Portugal, elevou o Piauí à categoria de capitania independente.

Depois que o Brasil tornou-se independente, em 1822, as tropas com fidelidade à Portugal ocuparam a cidade de Parnaíba; as adesões foram recebidas pelo grupo, mas os brasileiros acabaram por derrotar os portugueses em 1823. Certos anos após a batalha, por movimentos revoltosos, como a Confederação do Equador e a Balaiada, o Piauí também foi atingido. Em 1852, o governo provincial transferiu a capital de Oeiras para Teresina, desde então o estado começou a crescer economicamente. Desde a Proclamação da República no Brasil, foi apresentado pelo estado que o terreno político tornou-se tranquilo, mas foi muito difícil que o Piauí se desenvolvesse social e economicamente.


O topônimo "Piauí" vem da língua tupi, na qual significa "rio das piabas".7